O que é a Renda Fixa: um guia simplificado para começar a entender sobre investimentos!

Se você já se aventurou no mundo dos investimentos, é bem provável que tenha se deparado com os conceitos de Renda Fixa e Renda Variável.

Para quem ainda não está familiarizado, é importante destacar que compreender a Renda Fixa é um ponto de partida fundamental para ingressar no universo dos investimentos. Dominar esse conceito não só estabelece uma base sólida de conhecimento, mas também pode ser o primeiro passo para tomar suas primeiras decisões de investimento

Renda Fixa e Renda Variável

Elas são categorias de investimento, e não o investimento em si. Dentro de cada uma delas, tanto na Renda Fixa quanto na Renda Variável, existem diversos tipos de investimentos que possuem características que os enquadram em uma dessas categorias.

Uma analogia para entender melhor:

É como doce e salgado. Dentro das comidas doces existem vários tipos de alimentos, e dentro das comidas salgadas, outros. Mas há características que definem se uma comida é doce ou salgada. Com os investimentos, funciona da mesma maneira. Na Renda Fixa, há vários investimentos com características próprias dessa categoria, enquanto na Renda Variável há outros que se ajustam a ela.

Dica: Por conta dessas regras pré-estabelecidas, os investimentos de Renda Fixa são considerados conservadores, já que proporcionam maior previsibilidade.

Como emprestar dinheiro para uma instituição?

Você pode investir por meio de títulos de dívida, que funcionam como contratos de empréstimo. Quando uma empresa ou instituição precisa de dinheiro, ela emite esses títulos, que ficam disponíveis como opções de investimento. Ao adquirir um título, você empresta dinheiro e, no final do prazo, a instituição devolve o valor emprestado acrescido de juros.

Há dois tipos principais de títulos de dívida:

Públicos: Quando você empresta dinheiro ao governo

Privados: Quando você empresta dinheiro a bancos ou empresas privadas.

Como funciona o cálculo da rentabilidade desses investimentos?

A rentabilidade da Renda Fixa varia conforme o tipo de investimento. As principais formas de remuneração são:

Taxa prefixada:

Essa é uma taxa fixa, definida no momento da compra. Ao investir, você já sabe exatamente quanto ganhará ao final do prazo. Mesmo que a taxa apresentada pela corretora varie antes do vencimento, ela não afeta o seu investimento após a compra.

Taxa pós-fixada:

Essa taxa é baseado em um percentual de uma referência, como o CDI ou a Selic (colocar o CDI e a Selic para clicar em cima e ir para a página de explicação dos dois). Como essas taxas variam ao longo do tempo, não é possível saber exatamente quanto será o rendimento final, mas o cálculo é definido desde o início.

Taxa híbrida:

Ela é uma mistura entre as taxas pré e pós fixadas, pois uma parte da sua rentabilidade é fixa e a outra é variável. A parte fixa pode ser uma porcentagem de 3%, por exemplo, e a parte variável pode ser atrelada a uma taxa que é o IPCA, índice que mede a inflação. O IPCA vai variar e consequentemente a taxa vai mudar, mas a parte fixa não. Esse tipo de investimento pode te proteger na inflação, pois sempre vai render acima dela!

Quais são os tipos de investimentos de Renda Fixa

Tesouro Direto

CDB

LCIs e LCAs

Debêntures

CRIs e CRAs

Tudo sobre: